Resenha Espírita

Edição: Abril/2004
Última atualização: 23/abril/2004
Editorial

É consenso que as crianças merecem amparo, educação, carinho, orientação e tudo o que completa a infância e prepara os futuros cidadãos para assumir o comando dos rumos do planeta.

Contudo, a miséria infantil é alarmante nas grandes cidades, sem contar na difícil vida que as crianças levam no interior e periferia.

Por um lado, asão muitas as famílias carentes de recursos mínimos para assegurar saúde física ou moral aos pequeninos que, freqüentemente, vêem a deserção de seus pais, alguns impotentes e outros acovardados, frente aos desafios de nosso tempo. A exclusão econômico-social fere a infância de forma contundente em nossos tempos, sendo agravada pela propaganda voltada ao consumo e à aferição de valores pela posse material.

Por outro lado, abundam os grupos familiares agraciados com recursos materiais acima do necessário que vêem seus responsáveis afastarem-se cada vez mais do convívio dos filhos em busca de mais bens e símbolos de status. Poupa-se em amor para entregarem-se objetos. Reduz-se a presença para dispor-se de "babás eletrônicas" ou de carne e osso que, dificilmente, substituem à altura os pais.

Não se trata de generalizar, condenar nem negar a honrosa existência dos grupos cujos pais desdobram-se em esforços para fornecerem aos filhos o melhor de si e do que se pode ter materialmente.

Mas não podemos ignorar a grande dívida com os menores desvalidos, nem adotarmos a conduta acomodadas de alguns que entregam ao futuro a solução do problema, quando sabemos que o futuro nós construímos no presente.

E a esses companheiros perguntamos: Qual será o futuro se não cuidarmos das crianças desde já?

A edição impressa da Resenha Espírita está completando 20 anos de circulação.

Agradecemos os votos fraternos de nossos leitores,
que nos estimulam a trabalhar, com mais disposição,
pela divulgação da Doutrina Espírita.

Volta ao topo da página
Inicial Obras Básicas Matérias Notícias Quadrinhos Links Livros Arquivo

Fale conosco: resenha@resenhaespirita.com