Resenha Espírita

Edição: Julho/2004
Última atualização: 02/julho/2004
Livros

Ante o Vigor do Espiritismo
J. Raul Teixeira, Editora Fráter

Ante o Vigor do Espiritismo

O Despertar do Espírito


Ante o Vigor do Espiritismo - J. Raul Teixeira

Dúvidas sobre questões morais atormentam muita gente. Pensando em esclarecer algumas delas, o Espírito Camilo propôs ao médium Raul Teixeira, reunir, em um livro, as entrevistas que Raul concedeu em diversas ocasiões e eventos.

As perguntas foram agrupadas em temas que tratam de Filosofia Espírita, Educação, Drogas, AIDS, Violência, Mediunidade, Reencarnação, Aborto, Espiritismo/Ciência, etc.

Mensagens psicografadas por Raul de autoria de diversos espíritos intercalam-se com os capítulos de perguntas.

Por seu conteúdo esclarecedor, destaca-se a resposta dada por Raul a uma pergunta sobre como auxiliar uma pessoa viciada em tóxico:

(37.) "Podemos auxiliá-la de vários modos. A princípio, para uma ajuda ostensiva, direta, faz-se necessário que o viciado, ou dependente, deseje a nossa ajuda. Nesse caso, teremos os recursos médicos, espirituais, de maneiras diversas. Os tratamentos médicos para desintoxicação se fazem necessários, tanto quanto, no campo espiritual, as leituras salutares, os passes, os recursos de desobsessão, a prece, a higiene psíquica generalizada.

Se o enfermo não desejar a nossa clara cooperação ou não souber que o estamos ajudando, poderemos participar com as orações, sempre de grande validade, com a assistência desobsessiva do mesmo modo e com o nosso exemplo, convivendo fraternalmente com ele, quando a isso formos chamados, sem conivir ou participar dos seus desejos enfermiços".

Outra resposta de Raul ajuda no esclarecimento do que existe após a morte:

(55.) "Após a ruptura dos laços do corpo físico, quando o Espírito se liberta, prossegue a vida, pujante e bela para aqueles que souberam atravessar os dias de aprendizados terrenos com prudência e nobres realizações, ou pujante e atormentada para os que transformaram seus dias terrestres em verdadeiros infernos conscienciais, pelo mal que impuseram a si mesmos ou aos semelhantes".

O leitor interessado em ver o Espiritismo aplicado aos problemas da vida encontrará excelente material para estudo e meditação nesse livro.

Ante o Vigor do Espiritismo
J. Raul Teixeira

Editora Fráter, 1998
Rua Passo da Pátria, 38, São Domingos
Niterói, RJ, CEP 24210-240

Volta ao topo da página
Workshop - O Despertar do Espírito
Divaldo P. Franco

Ante o Vigor do Espiritismo

O Despertar do Espírito


O Despertar do Espírito - Divaldo Pereira Franco

Ensinar como as pessoas podem lidar com os seus conflitos psicológicos é a proposta de Divaldo nesse workshop.

Ele apresenta uma retrospectiva histórica das pesquisas realizadas por renomados especialistas, entre os quais Freud e Jung, para melhor compreensão do funcionamento do cérebro e do comportamento humano. Explica, em linguagem acessível, os elementos da psicologia Junguiana, a qual ajuda a entender os processos envolvidos no despertar do espírito. Comenta os conceitos de Sombra, Animus/Anima e Self, interpretando-os à luz da Filosofia Espírita e da contribuição do espírito Joanna de Ângelis. Ressalta Divaldo que a obra de Jung pode ser melhor compreendida com o conceito de Reencarnação.

Observa que a sombra que existe em nós resulta de uma herança conflitiva, entre o que somos e o que estamos. Essa herança produz uma cisão na personalidade, que nos torna alienados. Nessa cisão o inconsciente libera os conflitos.

Ressalta que o despertar do espírito se dá por flashes. O inconsciente vai liberando conflitos e nós vamos libertando-nos deles, pelo autoconhecimento e pela caridade.

Solidão, agressividade, violência urbana, fugas da realidade, sexo e perda da individualidade foram outros assuntos que constaram do evento.

Enriquecem esse workshop os exercícios de autoconhecimento e as sessões dedicadas às perguntas do público, das quais selecionamos as seguintes:

1 - O que posso fazer em vida para melhorar a minha espiritualidade?

Amar. Amar é o grande desafio. Quando nós amamos, nós mudamos o nosso comportamento e fazemos o melhor para sermos felizes na vida.

2 - A raiva e a mágoa podem dificultar o desenvolvimento espiritual?

E também o desenvolvimento físico. Elas produzem em nosso cérebro a manifestação de certas enzimas neuroniais que nos levam a estados depressivos, a perturbações gastro-intestinais, a insônias e a muitas outras enfermidades chamadas psicossomáticas.

3 - Sou Espírita e gostaria de saber qual a melhor forma de se libertar de um carma?

Trabalhando pelo bem. Toda a vez que nós produzimos o bem, nós anulamos o mal. Toda a vez que nos dedicamos a uma obra de fraternidade, nós anulamos os males que fizemos contra a fraternidade.

Workshop - O Despertar do Espírito
Divaldo Pereira Franco

3 Fitas de Vídeo, 2001
Livraria Espírita Alvorada
Rua Jayme Vieira Lima, 104, Pau da Lima
Salvador, BA, CEP 41235-100
Fone (71)393-2855
leal@mansaodocaminho.com.br

Volta ao topo da página
Inicial Editorial Obras Básicas Matérias Notícias Quadrinhos Links Arquivo

Fale conosco: resenha@resenhaespirita.com