Resenha Espírita
Brasília/DF - Brasil
Edição: Março/2008
Última atualização: 18/março/2008
Outras Obras

Os Acordos da Vida
Palestra de Raul Teixeira

Raul Teixeira

Raul Teixeira comenta, nessa palestra, o livro - Os Quatros Acordos - do escritor Mexicano Miguel Ruiz, que ensina quatro propostas da filosofia Tolteca para que a pessoa seja feliz. Raul explica cada um dos acordos, fazendo analogias com os ensinamentos de Jesus e do Espiritismo.

Os Acordos da Vida - Raul Teixeira

Explica o expositor que viver na terra é difícil, porque, durante a vida, tomamos decisões que podem nos afastar do caminho do bem. Para nos auxiliar, a providência divina envia mensageiros do bem, que nos indicam os rumos mais seguros. Eles têm orientado a humanidade desde tempos imemoriais.

Nas tradições dos povos antigos que habitaram o México, Miguel Ruiz buscou os ensinamentos para elaborar o livro Os Quatro Acordos. De uma forma geral, Acordos são aprendizados adquiridos, muitas vezes sem percebermos, sem avaliarmos, que passam a reger a nossa vida. Eles nos podem tornar felizes ou infelizes. Nesse livro, o autor selecionou quatro Acordos, que podem ajudar-nos a termos uma vida mais feliz.

O primeiro acordo para que a pessoa seja feliz é "Falar de forma impecável para que o nosso falar construa o bem, a paz e a felicidade". As nossas palavras estão revestidas de energia. Se humilhamos uma pessoa, estamos, junto com as palavras, enviando energias que poderão influenciar negativamente aquela pessoa. Se falamos para nós mesmos palavras pessimistas, estamos dirigindo contra nós energias envenenadas. Por isso, esse primeiro acordo lembra o cuidado que devemos ter com as nossas palavras, para que elas veiculem energias benéficas.

O segundo acordo é "Não tomar nada pessoalmente". Raul comenta que temos o hábito de tomar tudo pessoalmente, levando a mal as ocorrências da vida. Se formos ofendidos, não devemos levar a ofensa para o lado pessoal. Devemos verificar se a crítica tem algum fundamento, aproveitá-la para o nosso crescimento, em vez de nos ofendermos e absorvermos o desequilíbrio espiritual do ofensor, ficando infelizes. Raul ensina maneiras para lidar com as críticas e com os elogios de forma a não ficarmos vaidosos com o aplauso, nem arrasados com a crítica.

O Terceiro Acordo é "Não fazer suposições". Explica o expositor que costumamos fazer suposições sem averiguar, sem ajuizar e sem procurar confirmação. Normalmente, não temos coragem de verificá-las. Temos a pretensão de, em todas as circunstâncias, o nosso juízo estar sempre correto. Com essa postura, criamos uma série de problemas, que dificultam o nosso relacionamento com outras pessoas.

No quarto acordo, "Faça o melhor, no tempo disponível", o expositor explica que devemos esforçar-nos para que o nosso trabalho tenha qualidade.

Em Os Acordos da Vida, Raul comenta quatro ensinamentos universais, que servem de orientação para termos uma vida moralmente saudável e mais feliz. Enriquece a palestra o depoimento do expositor sobre experiências próprias e o aprendizado que ele teve na convivência com Chico Xavier.

Os Acordos da Vida
Palestra de Raul Teixeira

Curitiba/PR - 29/09/2003 - Federação Espírita do Paraná
Al. Cabral, 300, Centro - Curitiba/PR - CEP 80410-210
Fone: (41) 2236174
E-mail: livraria@mundoespirita.com.br

Volta ao topo da página
Inicial Editorial Obras Básicas Matérias Entrevista Quadrinhos Links Arquivo

Fale conosco: resenha@resenhaespirita.com.br