Resenha Espírita
Brasília/DF - Brasil
Edição: Dezembro/2008
Última atualização: 04/março/2009
Matérias

150 ANOS
Homenagem à Revista Espírita

150 Anos

Os Animais Ante o Natal

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No mês de janeiro de 2008 foi comemorado o Sesquicentenário da Revue Spirite, de Allan Kardec, isto é, os 150 anos do lançamento dessa Obra monumental, em 12 brilhantes volumes, que complementam o excelente Pentateuco Kardequiano.

A Revista Espírita esteve sob a segura direção do eminente Codificador do ano de 1858 até 1869. Como sincero tributo de reconhecimento ao ingente esforço do seu Autor para plasmar tão importante Obra como legado para a Humanidade em colaboração com os Espíritos superiores, traduzimos ao português, a seguir, alguns parágrafos do Prólogo-homenaje a Allan Kardec, que encontra-se nas primeiras páginas da nossa tradução do francês ao espanhol do Ano de 1858 da Revista Espírita(1), Edições CEI Conselho Espírita Internacional:

Sexta-feira, 1º de janeiro de 1858. É lançada em Paris a Revue Spirite - Journal d'Études Psychologiques, de Allan Kardec, publicada sem interrupção pelo insigne Codificador do Espiritismo até o mês de abril de 1869. Apesar de Kardec ter desencarnado na quarta-feira 31 de março desse mesmo ano, já havia deixado preparada a Revue de abril de 1869, tal era sua organização, disciplina e esforço exemplares, qualidades entre tantas outras que caracterizaram o mestre de Lyon, junto ao seu inconfundível bom senso. Sua generosidade, desprendimento e idealismo fazem-no custear todas as despesas com a publicação da Revista, por sua própria conta e risco, assim como o tinha feito quase nove meses antes com O Livro dos Espíritos. Lança o primeiro número histórico da Revista Espírita com 36 páginas, e o sucesso espiritual haverá de acompanhá-lo em sua periodicidade mensal, tendo como escritório de redação do Jornal, em essa época, sua própria residência: rue des Martyrs, 8 (rua dos Mártires, nº 8).

A Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos é uma Obra monumental e magnífica em todos os sentidos, desde o ponto de vista histórico, literário, científico, filosófico, religioso etc. Tal qual o seu ilustre Autor, as páginas da Revue possuem enorme bagagem cultural do mais alto valor, constituindo-se em uma síntese de grande conteúdo biográfico, ético-moral, geográfico, astronômico, político, artístico e doutrinário propriamente dito. São exatamente 4409 páginas de Luz no original francês (que temos a imensa honra de traduzir) se somarmos os onze anos e quatro meses de publicação dos seus doze volumes, sob a atenta direção de Kardec. Portanto, desejamos homenageá-lo como digno mensageiro de Jesus, que confiou ao Codificador a sublime missão de restabelecer todas as coisas e, junto dos Espíritos superiores, instalar para sempre na Terra o Consolador Prometido pelo Espírito de Verdade, Paracleto que nos ensinará todas as coisas e que nos fará recordar tudo o que o Cristo nos disse. [...]

Sem os limites naturais de um livro, a Revista é, então, o complemento indispensável do Pentateuco Espiritista, já que desenvolve, explica, amplia e ilustra, com a lógica de aço de Kardec, os raciocínios expostos pelos Espíritos que revelaram a magna Doutrina. Eis a verdadeira importância deste gigantesco manancial da Revue Spirite no conjunto da Codificação Kardequiana. [...] Com suas leituras em dia de vários diários e obras literárias, científicas, filosóficas e religiosas, o mestre lionês era um homem bem atualizado e muito partícipe nos meios de difusão contemporâneos. Constantemente retirava dos periódicos de todo o mundo artigos que analisava sob a ótica espírita, transcrevendo muitos deles na Revista, a fim de serem estudados doutrinariamente.

Para que possamos ter uma clara idéia da grande utilidade prática da Revue no conjunto da Codificação, citamos a seguir uma esclarecedora Nota de Kardec colocada no subcapítulo intitulado Doutrina dos anjos decaídos e da perda do paraíso, item 43 e seguintes do capítulo XI de A Gênese(2), Obra publicada em 1868: "Quando, na Revue Spirite de janeiro de 1862, publicamos um artigo sobre a interpretação da doutrina dos anjos decaídos, apresentamos essa teoria como simples hipótese, sem outra autoridade afora a de uma opinião pessoal controversível, porque nos faltavam então elementos bastantes para uma afirmação peremptória. Expusemo-la a título de ensaio, tendo em vista provocar o exame da questão, decidido, porém, a abandoná-la ou modificá-la, se fosse preciso. Presentemente, essa teoria já passou pela prova do controle universal. Não só foi bem aceita pela maioria dos espíritas, como a mais racional e a mais concorde com a soberana justiça de Deus, mas também foi confirmada pela generalidade das instruções que os Espíritos deram sobre este assunto. O mesmo se verificou com a que concerne à origem da raça adâmica”.

Eis porquê a Revista Espírita nas próprias palavras de Kardec tornou-se um poderoso auxiliar na implantação do Movimento Espiritista e na elaboração da Doutrina, ao desenvolver os postulados em toda a sua extensão, apresentando uma considerável variedade de casos e aplicações, além de servir como meio de correspondência direta com os leitores. [...] Assim como a própria Doutrina dos Espíritos, a coleção da Revista Espírita é um grande oceano, do qual encontramo-nos somente na praia e acreditamos que o conhecemos em sua profundidade. Por isso urge a necessidade de estudar-se a fundo esta magna Obra, grandioso documentário que tem servido a Kardec de vasto campo experimental e de amplo laboratório de idéias, auscultadas nas centenas de cartas recebidas, onde ele sondava as reações da opinião pública, sedenta do saber espiritista. A rigorosa pesquisa científica de Kardec é digna de menção.

É por tudo isto que o estudo profundo da Revue há de contribuir para uma ampliação de conhecimentos e, por conseqüência, para a formação de uma sólida cultura doutrinária. Através de suas luminosas páginas participamos ao vivo da História da Doutrina Espírita passo a passo , das árduas lutas e vitórias do Codificador, assim como das calúnias e mentiras dirigidas contra ele pelos adversários do progresso. A Revue Spirite está inscrita com letras maiores nos Anais do Espiritismo, porque é a narração de sua própria história e da detalhada exposição dos acontecimentos dignos de memória, que a posteridade jamais poderá esquecer. Era Kardec quem redigia integralmente a Revista e quem cuidava de toda sua volumosa correspondência e remessa, tarefa hercúlea que consumiria todo o tempo de uma pessoa comum. Isto era apenas uma parte dos seus trabalhos, pois também tinha o compromisso com a codificação e edição dos outros Livros, com o Movimento Espírita nascente, com a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas da qual era Presidente , com sua esposa Amélie-Gabrielle Boudet, com as centenas de visitantes anuais que queriam saber mais sobre a Doutrina, com as viagens doutrinárias... Esse era o homem singular e o espírita exemplar Allan Kardec, que se havia olvidado de si mesmo para consagrar-se por inteiro à Causa e Razão da sua vida: o Espiritismo.

Na Revista conhecemos também o caráter, o retrato e a estatura moral do homem Allan Kardec. Aqui, esclarece e consola pessoalmente a uma mãe desesperada pela desencarnação de sua filhinha, e também a um filho que sofre as saudades do seu falecido pai; ali, colabora diretamente na recuperação de um médium obsidiado; cá, conversa na sessão mediúnica com um criminoso, com tanto respeito e carinho que o faz emocionar e querer mudar de vida; acolá, incentiva donativos para as vítimas de epidemias ou oferece assinaturas gratuitas da Revue para os pobres. Essas “minúcias” tão importantes encontramo-las na Revue Spirite.

Por outra parte, várias páginas da Codificação literalmente ou em parte tiveram suas origens na Revista Espírita (RE), como por exemplo o quinto artigo da RE de outubro de 1858V: Teoria do móvel de nossas ações, pp. 425-428. Deste artigo derivou-se, com poucas modificações, a extensa questão nº 872 da 2ª edição definitiva (20/03/1860) de O Livro dos Espíritos, sob o título: Resumo teórico do móvel das ações humanas. Outro interessante e comovente artigo o encontramos na RE ago. 1858II: A Caridade, pp. 335-340. Esta bela mensagem está em menor extensão e sem as nove perguntas que o Codificador fez ao Espírito São Vicente de Paulo em O Evangelho segundo o Espiritismo, item 12 (Instruções dos Espíritos - A beneficência) do cap. XIII. Por modéstia e humildade, outras magnas virtudes suas, Kardec retira do texto desta Obra (da 1ª edição de 1864 e também da 3ª ed. definitiva de 1866) as merecidas linhas encomiásticas dirigidas a ele por São Vicente, que diziam: "[...] Há, entre vós, homens que têm a cumprir missões de amor e de caridade: escutai-os, exaltai a sua voz; fazei se resplandeçam seus méritos e sereis, vós próprios, exaltados pelo desinteresse e pela fé viva de que vos penetrarão"(3).

Por outro lado, com a sua didática inconfundível cria como bom redator seções atrativas na Revue, que interessam às variadas camadas do público leitor, seções que com o transcurso dos meses se consagraram como fixas: Conversas familiares de Além-Túmulo, Problemas morais, Bibliografia, Evocações particulares, Variedades, Poesias espíritas, Necrologia, Aos leitores da Revista Espírita, Aforismos espíritas e pensamentos avulsos, Dissertações de Além-Túmulo, Boletim da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, Avisos, Questões e problemas, Correspondência etc. Os artigos seguem uma ordem metódica e uma seqüência tão lógica, que de jeito nenhum poderiam mover-se de lugar sem afetar a coerência da progressão gradativa dos temas e das idéias desenvolvidas. Um claro exemplo de sua magistral concatenação é quando na RE dez. 1858VI c: Dissertações de Além-Túmulo O papel da Mulher, pp. 511-513, Allan Kardec publica uma belíssima dissertação do Espírito Bernard Palissy sobre a elevada tarefa-missão das mulheres, e duas páginas depois Kardec conversa por via mediúnica com uma viúva da Índia, que em sua mais recente existência foi obrigada, por costumes e imposições religiosas, a queimar-se viva sobre o cadáver do seu marido (RE dez. 1858VIII a: Conversas familiares de Além-Túmulo Uma viúva de Malabar, p. 515.).

Esta é uma das razões que nos aconselham a ler e a estudar Kardec, com preferência desde o começo até o fim sem interrupções, de capa a contracapa, e não pulando ou lendo partes isoladas, para conseguir atingir-se o objetivo precípuo de aproveitar melhor todas as nuances que o Codificador vai semeando em cada artigo com as suas respectivas citações e remissões , superando-se constantemente Allan Kardec em cada texto e, ao mesmo tempo, seguindo um seguro roteiro de sensatez irrefutável. [...] A atualidade de Kardec é realmente impressionante. Parece que ontem mesmo escreveu as várias páginas que hoje tanto nos comovem e que são mais atuais do que nunca. Parece que faz pouco tempo que coordenou e sistematizou aquelas comunicações mediúnicas do mais alto valor, com o seu meticuloso critério científico e com a precisão que caracteriza todo o seu trabalho metódico. Sua presciência também é verdadeiramente notável. [...]

Eis a nossa pálida homenagem a esse homem íntegro, em todos os sentidos, a quem tanto devemos os espíritas de todas as latitudes do planeta. Saudamos, então, [...] ao Codificador com os nossos maiores anelos de que o seu excelente e imortal legado seja melhor compreendido. Para finalizar, deixemos a palavra com Allan Kardec, citando seus conceitos sempre sensatos, encontrados na Revista Espírita, na Conclusão do Ano de 1858:

"[...] Seria um fato inusitado nos fastos da publicidade se não nos defrontássemos com contradições, nem com críticas, sobretudo quando se trata da emissão de idéias tão recentes; mas, se de alguma coisa devemos admirar-nos, é de ter encontrado tão poucos contraditores, em comparação com os sinais de aprovação que nos foram dados, e sem dúvida isso se deve bem menos ao mérito do escritor do que à atração suscitada pelo próprio assunto tratado e ao crédito que, diariamente, conquista nas mais altas camadas da sociedade. Nós o devemos também, e disso estamos convencidos, à dignidade que sempre temos conservado diante dos nossos adversários, deixando que o público julgue entre a moderação, de uma parte, e a inconveniência, de outra.

O Espiritismo marcha no mundo inteiro a passos de gigante; todo dia reúne alguns dissidentes pela força das coisas; e, se de nossa parte podemos lançar alguns grãos na balança desse grande movimento que se opera e que marcará nossa época como uma nova era, não será melindrando nem nos chocando frontalmente com aqueles que queremos justamente conquistar. É por esse raciocínio, e não pelas injurias, que nos faremos escutar. A esse respeito, os Espíritos superiores que nos assistem dão-nos a regra de proceder e o exemplo. Seria indigno de uma doutrina, que não prega senão o amor e a benevolência, descer até à arena do personalismo; deixamos esse papel aos que não a compreendem. Nada nos fará desviar da linha que temos seguido, da calma e do sangue-frio que não cessamos de demonstrar no exame raciocinado de todos os problemas, sabendo que assim conquistaremos mais partidários sérios para o Espiritismo do que pelo azedume e pela acrimônia. [...]"(4)

Referências:

(1) KARDEC, Allan. Revista Espírita - Periódico de Estudios Psicológicos (Año 1858). 1ª ed. Brasília: CEI, 2005. Prólogo-homenaje a Allan Kardec, pelo tradutor Enrique Eliseo Baldovino, pp. III-XII.

(2) KARDEC, Allan. A Gênese. 35ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995. Doutrina dos anjos decaídos e da perda do paraíso (Nota de Kardec), tradução de Guillon Ribeiro, pp. 229-230.

(3) KARDEC, Allan. Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos (agosto de 1858). 1ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. A Caridade, tradução de Evandro Noleto Bezerra, p. 336.

(4) KARDEC, Allan. Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos (dezembro de 1858). 1ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. Aos leitores da Revista Espírita, tradução de Evandro Noleto Bezerra, pp. 526-527.

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Os Animais Ante o Natal
Irmão X, Antologia Mediúnica do Natal, psic. Chico Xavier, Ed. FEB

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Os Animais Ante o Natal



Entretecíamos animada conversação, em torno dos abusos da mesa nas comemorações natalinas, com o parecer do grave Jonathan ben Asser, que asseverava a conveniência de ater-se o homem ao sacrifício dos animais apenas quanto ao estritamente necessário, quando o velho Ebenezer ben Aquim, orientador de grupos hebraicos do Mundo Espiritual, tomou a palavra e se exprimiu conciso:

— Talvez não saibam vocês quanto devemos aos bichos na manifestação do Evangelho...

E, ante a nossa curiosidade, narrou, comovido:

— Há muitos anos, ouvi do rabi Eliúde, que se encontra agora nas esferas superiores, interessantes minudências em torno do nascimento de Jesus. Contou-nos esse antigo mentor de israelitas desencarnados que a localização de José da Galiléia e da companheira nos arredores de Belém de Judá não foi tão fácil.

O casal, que se compunha da jovem Maria, tocada de singular formosura, e do patriarca que a recebera por esposa, em madureza provecta, entrou na cidade quando as ruas e hospedarias se mostravam repletas.

Os descendentes do ramo de David reuniam-se aos magotes para atender ao resenceamento determinado pelo governo de Augusto.

Bronzeados cameleiros do deserto confraternizavam com vinhateiros de Gaza, negociantes domiciliados em Jericó entendiam-se com mercadores residentes no Egito.

Acompanhados por benemérita legião de Espíritos sábios e magnânimos, a cuja frente se destacava o abnegado Gabriel, que anunciara a Maria a vinda do Senhor, José e a consorte bateram primeiramente às portas da estalagem de Abias, filho de Sadoc, que para logo os rechaçou com a negativa; entretanto, pousando os olhos malevolentes na jovem desposada, ensaiou graçola irreverente, o que fez que José, apreensivo, estugasse o passo para diante.

Recorreram aos préstimos de Jorão, usurário que alugava cômodos a forasteiros. O ricaço considerou, de imediato, a impossibilidade de acolhê-los, mas, ao examinar a bleza da moça nazarena, chamou à parte o enrugado carpinteiro e indagou se a menina era filha de escravos que se pudesse obter a preço amoedado... José, mais aflito, demandou a frente para esbarrar na pensão de Jacob, filho de Josias, antigo estalajadeiro, que declarou impraticável o alojamento dos viajantes; no entanto, ao fixar-se na recém-chegada, perguntou desabridamente como é que um varão, assim velho, tinha coragem de exibir uma jovem daquela raridade em praça pública. Deprimido, o ancião diligenciou alcançar pousada próxima; contudo, as invectivas de Jacob atraíram curiosos e vadios que cercaram o par, crivando-o de injúrias.

Os recém-vindos de Nazaré, vendo-se alvo de chufas e zombarias, tropeçavam humilhados...

Gabriel, no entanto, recorreu à prece, rogando o Amparo Divino, e diversos emissários do Céu se manifestaram, em nome de Deus, deliberando que a única segurança para o nascimento de Jesus se achava no estábulo, pelo que conduziram José e Maria para a casa rústica dos carneiros e dos bois...

Ebenezer, a seguir, comentou, bem-humorado:

— Não fossem os anfitriões da estrebaria e talvez a Boa Nova tivesse o seu aparecimento retardado...

E terminou, inquirindo:

— Não será isso motivo para que os animais na Terra sejam poupados ao extermínio, pelo menos no dia do Natal?

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