Resenha Espírita
Brasília/DF - Brasil
Edição: Junho/2010
Última atualização: 08/outubro/2010
Outras Obras

Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos
Os bons espíritos constroem núcleos de auxílio na Terra?
Como isso se dá?

Em Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos, Manoel Philomeno de Miranda descreve a instalação de um setor especializado em atendimento aos obsidiados em uma instituição de saúde mental espírita. Além de participar dessa atividade, ele também trata, baseado nas experiências observadas de espíritos e encarnados sofredores, das causas das alienações mentais e obsessões.

Entre uma tarefa e outra no processo de implantação desse setor, o autor participa, como convidado, de um grupo formado por espíritos que têm por missão trabalhar na redução dos efeitos negativos dos conflitos que surgem em centros espíritas, prejudiciais às atividades beneficentes das instituições. Ele mostra como a inveja, o egoísmo, o ciúme e a obsessão atuam como elementos principais dos desentendimentos.

Manoel Philomeno traz também outra importante contribuição, que é a reprodução das palestras que ouviu de espíritos iluminados, como Bezerra de Menezes, e dos debates que participou sobre mediunidade, racismo, sexo, aborto de feto anencéfalo, mal de Alzheimer e de Parkinson, entre outros assuntos.

O autor espiritual relata que o nobre espírito Petitinga dirige um grupo, que busca melhorar os conhecimentos doutrinários dos espíritas, inspirando os grupos mediúnicos a estudarem O Livro dos Médiuns. Com certa decepção, ele conta que as sugestões normalmente eram rechaçadas com as mais diversas desculpas, que mascaravam a “indolência e a preguiça mental”. Comenta, em outro ponto, que muitas instituições espíritas estão despreparadas doutrinariamente para receber as pessoas que chegam ao centro espírita.

Com relação ao desenvolvimento mediúnico, o autor explica que “Vulgarizou-se o costume incorreto de generalizar-se todo e qualquer problema como de natureza mediúnica, portanto, criando-se o errado conceito de que os enfermos, os inquietos e portadores de conflitos, de dificuldades econômicas, emocionais, psíquicas, sociais, ou que vêm experimentando dissabores e desafios não resolvidos, devem desenvolver a mediunidade, e logo são levados às lamentáveis exibições de fenômenos nervosos, histéricos, anímicos e, às vezes, mediúnicos atormentados, nuns produzindo medo irreversível, noutros produzindo hilaridade e em diversos mais, deslumbramento” (pág. 208/209).

Os espíritas interessados em conhecer detalhes da ação dos espíritos no mundo material e dos processos obsessivos encontrarão, nesse livro de Manoel Philomeno, psicografia de Divaldo, novas abordagens para os ensinamentos clássicos das obras básicas espíritas. Além disso, o livro traz um outro elemento importante: o consolo aos que sofrem. O autor espiritual descreve a ação dos bons espíritos para amenizar o sofrimento, amparar os sofredores e consolar os aflitos.

Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos
Manoel Philomeno de Miranda, psicografia Divaldo Franco
Livraria Espírita Alvorada Editora
Rua Jayme Vieira Lima, nº 104 – Pau da Lima - CEP 41235-000
Salvador – BA
(71) 3409-8310/11/12


Volta ao topo da página
Inicial Editorial Obras Básicas Matérias Entrevista Quadrinhos Links Arquivo

Fale conosco: resenha@resenhaespirita.com.br